Fretes e mudanças

Você precisa transportar alguns poucos volumes ou peças de um lugar para o outro? O frete pode ser a melhor pedida para realizar esse serviço.

Por outro lado, se você vai mudar de residência, escritório ou empresa, onde todos os seus pertences e objetos precisam ser transportados, então a mudança se torna um processo mais complexo e requer uma empresa especializada.

Vamos entender como funciona cada um deles.

O que é um frete?

Fretes e mudancas

Originalmente, a palavra frete está relacionada ao “preço que se paga pelo uso ou locação de embarcação ou qualquer meio de transporte (rodoviário, marítimo, ferroviário ou aéreo) pertencente a outro” – Fonte: Frete – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org).

No entanto, a palavra se popularizou como um tipo de transporte de mercadorias ou peças e objetos de um lugar para outro, feito em pequenos caminhões ou caminhonetes.

É um transporte que exige pouca logística, pois os volumes, na maioria das vezes, são poucos.

O frete, geralmente, é realizado por autônomos, em veículos próprios. É um serviço em que a informalidade se destaca.

Então, como saber se um fretista é um profissional regulamentado? Verifique se ele possui o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTC), o que pode comprovar a experiência dele com o transporte de pequenas cargas e mudanças.

O que diferencia uma mudança?

O que diferencia uma mudança?

A mudança possui peculiaridades diferentes de um frete. Por isso, é importante saber quais são elas para poder decidir o que melhor pode lhe atender.

A quantidade de itens transportados é bem maior, necessitando uma logística mais complexa, em que a segurança e tranquilidade do cliente deve ser a principal preocupação da empresa contratada.

Uma mudança requer um planejamento maior, orçamento detalhado e profissionais qualificados para que o serviço seja prestado com perfeição.

Diferenças entre frete e mudança: quais os fatores mais importantes que devem ser analisados?

Como já falamos nesse artigo, o frete e a mudança possuem finalidades diferentes.

Mas, quais são essas diferenças?

A quantidade de objetos, móveis, utensílios – ou seja, o número de itens – a serem transportados é o maior diferencial entre um frete e uma mudança.

Bem, a complexidade na logística é o que vai definir qual dos dois serviços o cliente vai precisar, e por isso, o transporte para fretes e mudanças também são distintos.

Para o frete, os veículos utilizados podem ser pequenos caminhões ou caminhonetes.

Na mudança várias ações são necessárias, como a desmontagem dos móveis e embalagem de objetos e utensílios, que são em grande quantidade.

Dessa forma, o uso de um transporte de maior porte se torna necessário, além de profissionais especializados.

Existem empresas que prestam, ao mesmo tempo, o serviço de frete e mudança?

Claro que sim! Inclusive, elas mesmas podem orientar o cliente quanto ao melhor tipo de serviço para atendê-lo.

O importante é que você analise quais são suas necessidades, o que a empresa pode lhe oferecer, os valores a serem cobrados – que no caso também são diferenciados – e o fechamento do orçamento e contrato.

Conclusão

O frete ou mudança são serviços que podem ser realizados com eficiência, dependendo da necessidade do cliente e da empresa que presta o serviço.

Antes de se decidir por um ou outro, analise suas necessidades, orçamento e, principalmente, o que está sendo oferecido pela empresa de frete e/ou mudança.

Nunca é demais lembrar: pesquise a história da empresa, busque informações e se municie de todos os documentos necessários ao fechar o contrato.

No mais, não deixe de aproveitar esse momento e boa mudança!

Saiba já o preço de sua mudança